Now Reading
5 coisas para fazer depois de reprovar em um Exame

5 coisas para fazer depois de reprovar em um Exame

[video src="https://www.instagram.com/p/BV4d733jL9g/"]

Quando nós, estudantes, reprovamos em um exame, achamos que é o fim do mundo. Eu nunca irei me formar”, “Eu nunca terei um emprego” e “Eu deveria começar a procurar por uma esposa/um marido rico”, são alguns pensamentos comuns. Mas não se desespere ainda. Aqui estão os nossos conselhos de como superar a difícil situação de reprovar em um exame:

1. Não entre em pânico!

Entrar em pânico não te levará a lugar nenhum. Aceite o fato de que reprovar em um exame é perfeitamente normal durante a vida acadêmica. Há duas coisas que você precisa saber: você não está sozinho e pode conseguir uma nota melhor. Esse é só mais um obstáculo a ser superado, mais uma história para contar e mais uma experiência que te fará ir melhor no próximo exame.

2. Aproveite esse momento para chorar

O primeiro direito oficial de quem reprovou em um exame é: o direito de chorar!

Essa é uma ótima desculpa para você tirar um tempinho e maratonar sua série preferida de TV, sair com amigos, beber um pouco mais do que o normal, se esquecer da sua dieta e comer todo o chocolate que você merece.

Mas não exagere! Ninguém precisa chorar mais do que 24 horas: a vida continua e você precisa voltar a ativa.

3. Coloque as coisas em perspectiva

Depois que o período de lamentações acabar, é um bom momento para colocar tudo em perspectiva. Apenas pare por um momento e reflita sobre o que deu errado. Pense no que você fez e deixou de fazer durante seu período de estudos e se pergunte: “o que eu poderia ter feito diferente?”. Talvez você devesse experimentar diferentes abordagens para as suas sessões de estudo, assim elas poderão ser mais agradáveis e menos pesadas e entediantes.

Talvez tenha procrastinado tanto que não estudou todos os tópicos que precisava; talvez você tenha tido medo de pedir ajuda para entender um tema particularmente difícil. O importante agora é encontrar a raiz do problema e descobrir o que você fará de diferente no novo exame. 

4. Pense no futuro

Para tirar esse assunto da sua mente, comece a pensar no futuro. Seja estratégico e descubra quando você retomará a aula e/ou o exame de novo. Olhe para o seu plano de estudos e de trabalho e descubra o que é melhor: refazer o exame agora se puder (crie um plano de ação agora!) ou somente no próximo ano.

See Also

5. Busque ajuda se precisar

Não tenha vergonha de pedir ajuda. É uma maneira de mostrar que você quer entender algo e que não se orgulha de permanecer ignorante.

Busque um tutor, peça para seus amigos organizarem um grupo de estudos, levante sua mão na aula quanto estiver com dúvidas, ou simplesmente peça um pouco do tempo do seu professor. Todos nós precisamos de ajuda às vezes!


Obrigada por ler este post!

O que você faz após reprovar em um exame? Conte para nós nos comentários. E lembre-se: se você está procurando por acomodações para estudante, encontrará a casa perfeita na Uniplaces.

Scroll To Top