Now Reading
Benefícios do Voluntariado para Estudantes Universitários

Benefícios do Voluntariado para Estudantes Universitários

Quando chegamos à universidade, existe uma fase do nosso percurso académico em que, inevitavelmente, começamos a pensar:

O que vou fazer quando terminar a licenciatura?

ou

Como vou conseguir destacar-me no mercado de trabalho?

A melhor forma de nos destacarmos dos demais candidatos, é estarmos envolvidos em algumas atividades extracurriculares.

Uma possível atividade extracurricular é o voluntariado, onde terás a oportunidade de ter um impacto na tua comunidade. Ao mesmo tempo, irás ter a oportunidade de te desafiar e desenvolver capacidades valiosas no mercado de trabalho.

Benefícios do voluntariado para estudantes

Photo via @rekamdanmainkan. Unsplash

Enquanto voluntário, estarás num ambiente diferente e desafiador, exigindo que te adaptes e reinventes. Irás também desenvolver um maior conhecimento sobre ti mesmo e sobre as tuas forças e fraquezas. 

Em simultâneo, vais ter contacto com pessoas de realidades e backgrounds diferentes. Isso permitir-te-à adquirir novos conhecimentos e desenvolver competências sociais como, a liderança, resolução de problemas, trabalhar em equipa e confiança.

Esta experiência poderá dar-te um primeiro contacto com o mercado de trabalho. Caso, neste projeto de voluntariado, ocupes posições inerentes à tua área de estudos, obterás um conhecimento prático sobre a mesma. Este tipo de conhecimento dificilmente seria obtido apenas com a formação académica. Deste modo, esta experiência vai permitir destacares-te no mercado de trabalho. 

Por outro lado, ainda que não ocupes posições inerentes à tua área de formação, não te preocupes! Esta experiência vai proporcionar-te um background que os outros candidatos não terão. Deste modo, irás desenvolver eficiência e eficácia na forma como trabalhas.

Por isso, quando chegares à universidade e quiseres aproveitar o teu potencial, procura programas de voluntariado. Com estes, poderás começar a criar a tua rede de contactos, que poderá vir a representar uma mais valia a longo prazo.

Ser voluntário na AIESEC

Photo via AIESEC

Um exemplo de uma das organizações com as quais podes entrar em contacto é a AIESEC.

See Also

A AIESEC é uma organização mundial liderada por jovens e para jovens, que surgiu em 1948, após a 2ª Guerra Mundial.

A AIESEC procura o alcance da paz através do desenvolvimento do potencial humano. Assim, os jovens, líderes do futuro, são considerados a melhor forma de alcançar este propósito.

Com a AIESEC tens duas possibilidades de crescimento: realizares uma experiência de voluntariado internacional ou tornares-te um membro da organização.

Caso estejas interessado em pertencer a esta organização, não hesites e descobre o líder que há em ti. Junta-te ao recrutamento da AIESEC neste link.

Ler mais: AIESEC: Programas Internacionais para EstudantesAIESEC: Ser Membro

Scroll To Top