Now Reading
8 bons motivos para se candidatar a um mestrado

8 bons motivos para se candidatar a um mestrado

Nota do editor: Se você é um estudante do último ano, ou se você já se formou, você vai se deparar com essa questão algumas vezes, com certeza. Sua família pergunta, seus amigos perguntam, você pergunta. Neste post, Laura Tucker, escritora de conteúdo on-line da www.TopUniversities.com responde à pergunta: Por que ir para a pós-graduação? Porquê candidatar-se a um mestrado?

“Por que fazer uma pós-graduação?”. Essa é uma pergunta que muitos estudantes fazem após concluir o curso de graduação, sem saber se um Mestrado é realmente a melhor opção para ajudá-los a atingir seus objetivos profissionais. Tanto o custo das mensalidades como o longo tempo de afastamento do trabalho podem significar que essa não é uma decisão fácil de tomar.

Por essa razão, é essencial que suas razões para se candidatar a um Mestrado estejam firmemente fundamentadas. Abaixo, há uma lista com os 10 motivos mais comuns para fazer uma pós-graduação.  Dependendo da sua área de atuação e da sua mentalidade, ela pode te ajudar a decidir se a candidatura para um Mestrado é de fato o melhor próximo passo para você. 

1. Invista no seu futuro

Mesmo que não seja estritamente necessário ter um plano sólido para sua futura carreira antes de se aplicar para uma pós-graduação, isso certamente ajuda. Isso acontece, pois a pós-graduação é normalmente uma versão acadêmica do treinamento profissional, capacitando estudantes a se formarem com os conhecimentos e habilidades necessárias para ingressarem nas carreiras desejadas. De qualquer maneira, os estudantes que se inscrevem na pós-graduação devem fazer isso com os olhos no futuro, encarando os estudos como um investimento em seu próprio potencial, e não simplesmente como uma forma de adiar o fim da vida de estudante.

2. Se destaque no mercado de trabalho

Há mais pessoas do que nunca se candidatando a pós-graduações e, por isso, somente uma graduação pode impedir que você se destaque entre profissionais igualmente ou mais qualificados que você. Com o ensino universitário visto mais como um rito de passagem do que como um luxo, aqueles que têm um somente um diploma de bacharelado estão encontrando dificuldades em se destacar para os empregadores, mesmo nos cargos mais baixos de certas empresas.

3. Persiga seus interesses com mais profundidade

Embora a maior parte cursos de graduação permita os estudantes se aprofundarem em áreas de interesse pessoa, um Mestrado faz possibilita esse estudo com mais profundidade. Você poderá conduzir uma pesquisa para desenvolver seus pensamentos e ideias relacionados a um campo que realmente te interessa. Atividades extracurriculares, como programas de voluntariado, palestras, e tutorias, garantem muitas oportunidades para abordar um assunto de diferentes ângulos. Para muitos estudantes com fortes interesses acadêmicos, há muito pouco questionamento com relação à importância do Mestrado, já que a experiência em si é um motivo de satisfação.

4. Contribuir para o conhecimento do mundo

Se você tem interesse em contribuir com alguma área específica, seja profissionalmente ou academicamente, você precisará conhecer extensamente sua área, e isso começa com um Mestrado.

Kylie Rochford, uma estudante da Case Western Reserve University, nos Estados Unidos, explica que o desejo de contribuir, não somente de aprender, foi uma das maiores motivações para que ela continuasse o ensino superior: “O curso de graduação me deu a oportunidade de entender todo conhecimento existente em meu campo. Já a pós-graduação me permite contribuir com esse conhecimento. ”

5. Fazer conexões

Enquanto a vida dos estudantes de graduação é amplamente associada à socialização, dormir até tarde e estudar sozinho na biblioteca, a pós-graduação tem muito mais a ver com conectar-se profissionalmente com as pessoas – não apenas colegas, mas também membros do corpo docente. Você pode ter se trancado no canto mais escuro da biblioteca do campus durante os seus anos de graduação, mas como estudante de Mestrado, precisará aprender a se relacionar profissionalmente e aprimorar suas “habilidades pessoais”. Se isso parece assustador, lembre-se de que fazer networking não precisa ser algo assustador! No mundo profissional, essa é simplesmente uma maneira de se inserir no mercado. Conectar-se com pessoas de pensamento similar em um contexto profissional e encontrar maneiras de colaborar, discutir e desenvolver seu próprio conhecimento te ajudará a desenvolver as habilidades que as empresas estão procurando.

6. Melhore suas perspectivas financeiras

O maior potencial de ganhos é uma das razões mais citadas para se matricular em um Mestrado, e mesmo que este não seja o seu principal motivador, é provável que te dê um incentivo adicional. O diploma de pós-graduação melhorou as perspectivas financeiras dos trabalhadores do Reino Unido em mais de £ 5000 a cada ano, muito mais em comparação com apenas um diploma de bacharelado. Embora isso não pareça ser uma quantidade tão alta, o dinheiro adicional acumulado em uma vida de trabalho é aproximadamente £ 200.000. E isso é apenas o extra!

See Also

7. Ganhe reconhecimento acadêmico

A escola de graduação oferece um fórum estável para pesquisar e explorar teorias e ideias. Se durante o seu curso você realizar alguma pesquisa que seja particularmente excepcional, você poderá ser reconhecido por essa conquista pela comunidade acadêmica – talvez ao ser convidado para apresentar seu trabalho em uma conferência, contribuir para um projeto de pesquisa ou até receber credenciamento em um artigo de trabalho publicado em um jornal. O reconhecimento internacional também é uma possibilidade para aqueles que continuam suas pesquisas. Se você seguir esse caminho, poderá um dia se tornar um especialista de destaque em seu campo de atuação.

8. Trabalhe com os melhores

Na pós-graduação, você estará cercado pelos principais estudiosos do seu campo – incluindo os membros do corpo docente, especialistas convidados e os colegas da pós-graduação. Quando trabalhamos com pessoas que nos inspiram e que respeitamos, é muito mais fácil ter motivação para trabalhar duro. Além de todas essas pessoas talentosas, você também terá a excelentes recursos materiais relacionados ao seu campo de estudo, incluindo as mais recentes tecnologias e equipamentos de ponta, como scanners de imagens espectrais ou sistemas de nanotecnologia, por exemplo.


Obrigada por ler este post!

Está considerando fazer um Mestrado futuramente? Conte para nós quais são os seus favoritos nos comentários. E lembre-se: se você está procurando por acomodações para estudante nas melhores cidades da Europa, como Lisboa e Londres, você encontrará a casa perfeita na Uniplaces.

Scroll To Top